Este conteúdo é um guia de direcionamento para auxiliar no seu planejamento da black friday 2024, te ajudando a criar estratégias e ações para essa data extremamente importante para o Varejo.
A Black Friday 2024 está chegando e será no dia 29/11/2024, e igualmente a todo ano, muitos lojistas ficam perdidos no que fazer, quando fazer, e uma boa parte acaba não se atentando e planejando de forma antecipada as estratégias, ações, estoque e pós black também. Aqui neste post de blog iremos passar algumas dicas e direcionamentos para te ajudar no planejamento da Black Friday para que você possa ter um êxito maior.
Quando começar o Planejamento da Black Friday?
Muitos lojistas já aproveitam o termo black friday já em setembro e principalmente em Outubro, para fazer os esquentas e já chamar a atenção do consumidor com o termo, colocando ofertas antecipadas e atraindo novos compradores que podem fazer parte de uma base de divulgação na Black Friday em Novembro.
1. Defina os objetivos que você quer atingir para de auxiliar no Planejamento da Black Friday 2024.
Um dos detalhes mais importantes é definir o objetivo que você quer atingir com a black friday, com isso, irá te direcionar para a melhor estratégia promocional para conseguir atingir esse objetivo. Exemplos abaixo:
- Foco em Aquisição de novos clientes
- Aumentar Ticket Médio
- Limpar estoque Tóxico (Parado, Sem Giro)
- Lançamento de produto
- Branding da Marca
2. Escolha o período que você irá aplicar a Black Friday na sua loja
A Black Friday no Brasil ganha mais força a cada ano, e com isso os lojistas estão aproveitando para trabalhar um período maior e também de forma antecipada, até mesmo para não bater de frente com a concorrência pesada com os grandes varejistas no dia real da Black Friday que é na última sexta de novembro. Escolha o período que irá trabalhar para definir as ações:
- BLACK NOVEMBER (MÊS TODO)
- BLACK WEEK (SEMANA TODA)
- BLACK FRIDAY (SEXTA FEIRA)
- BLACK WEEKEND (FDS TODO)
- CYBER MONDAY (RESSACA BLACK 02/12/2024)
3. Quais ações trabalhar na Black Friday? aqui vai 15 ideias para você escolher.
Antes de sair lançando descontos, entenda seus custos! Garanta que suas margens ainda sejam saudáveis para não prejudicar o fluxo de caixa.
1 - Desconto em %.. que é o mais simples e o mais usado, podendo se aplicar no site todo ou abrindo uma Categoria de Black Friday com produtos selecionados. 2 - Na mesma ideia de cima, para aplicar por mais tempo, pode ser feitas por categorias, cada semana uma categoria com desconto X, ou cada dia da semana da Black uma categoria com um desconto X, ex: Segunda Categoria de Vestidos com X% Off, terça categoria Blusas..assim por diante 3 - Desconto + Frete Frete Grátis. O Frete Grátis é um benefício gigante na Black tbm, ela pode e deve ser atrelada junto com desconto e somar os dois benefícios, ou até mesmo jogar o Frete Grátis sem mínimo ou mínimo menor em um dia da semana (pegando na ideia de cada dia ter um benefício, o Frete Grátis poderia fazer parte de um dia ou semana) 4 - Desconto Progressivo, quanto mais comprar mais ganha desconto (testar para ficar automático no carrinho) Ex: pode ser por peças ou por valores - 2 Peça 20% .. 3 peças 30% .. 4 peças ou mais 40% - acima de R$150 - 20%..acima de R$200 30% ..250 ou mais 40%. 5 - Desconto por forma de pagamento, como por exemplo um desconto maior no PIX
6 – Live Commerce: Lançamentos com descontos exclusivos só na live; queima estoque com descontos altos; produtos ou categoria selecionadas; atrelar brindes/prêmios na live, como por exemplo caschback ou vale compras para dezembro.
7 – CATEGORIA BLACK - com subcategorias dividias por preços de produtos, ex: - Produtos até 49, produtos até 89 etc.
8 - Cupom Regressivo (cupom válido por tempo. desconto menor válido por mais tempo e desconto maior válido por menos tempo) ex: - 30% durante um dia - 20% válido para 3 dias - 10% válido para semana
9 - Close friends (melhores amigos) no insta. Stories aparece em primeiro para as pessoas que fazem parte..criar um VIP la no instagram, isso aumenta a entrega de stories e pode aumentar a taxa de conversão, e com isso jogar lançamentos e ofertas exclusivas de forma antecipada.
10 – GRUPO VIP/BLACK no whats, cada vez mais essa estratégia se consolida, porém trabalhar da maneira errada e não atraindo/captando gente para aumentar o grupo, não dará resultado mesmo.
11 - Trabalhar o gatilho da Escassez, principalmente nos grupos VIP e e-mails - válido somente para os 100 primeiros - 3 horas relâmpago - 24h de oferta - Últimas peças etc...
12 – Esquenta Black: é importante ações de esquenta black, até mesmo neste final de mês de outubro; ideia interessante também pra quem tem loja física é um dia com preço de black, divulgando com esquenta black, com coquetel etc, como se fosse um evento para atrair bastante cliente da cidade
13 - Combos / Descontos em kits ou comprando mais de 1 unidade
14 – Stories / Provador promocional, usar os stories a favor, pois ali está o público quente do insta que realmente acompanha a loja, então da pra fazer alguma ação/desconto especifico exclusivamente para os stories.
15 – Compre e Ganhe: parecido com o desconto progressivo, por ex: Compre 2 e ganhe 20% OFF ou Compre e ganhe 50% OFF na segunda unidade, etc.
4. Dicas para Evitar Fraudes na Black Friday
Dica 1: Plataformas Seguras: Certifique-se de que sua plataforma de e-commerce é segura e tem sistemas antifraude integrados. Isso protege você e seus clientes.
Dica 2: Verificação de Pagamentos: Implemente a autenticação em duas etapas ou verificação extra para pagamentos de valores altos ou em grande quantidade.
Dica 3: Cuidado com Dados Pessoais: Nunca solicite informações pessoais desnecessárias dos clientes. Menos dados sensíveis significa menos risco de vazamento.
5. Como Fidelizar clientes depois da Black Friday?
Dica 1: Ofertas Pós-Black Friday: Ofereça promoções exclusivas ou descontos especiais para quem comprou na Black Friday, incentivando novas compras nos dias seguintes. Dica 2: Atendimento e Experiência: Um bom atendimento faz toda a diferença! Garanta que a experiência de compra seja impecável para que o cliente queira voltar. Dica 3: E-mail Marketing Personalizado: Envie e-mails com recomendações personalizadas com base nas compras anteriores. Mostre que você entende o que o cliente precisa.
6. Onde divulgar a Black Friday?
Site, Instagram, Facebook, Tiktok, Anúncios Google Ads, Meta Ads, Tiktok Ads, campanha email marketing, whatsapp, e-mail carrinho abandonado, influencers, além de planejar antecipadamente quais ferramentas de tecnologia são essenciais para você oferecer uma melhor experiência dentro do seu site e aplicar a estratégia com sucesso, algumas ferramentas tem um tempo de demora para instalação e também o tempo de configuração e de aprendizagem, então não deixe tudo para a última hora.
7. Considerações e pontos importantes para se dar Atenção na sua Black Friday.
- Atendimento: É preciso alinhar e deixar o time de atendimento focado, e se necessário ter mais pessoas, pois o atendimento aumenta nessas datas e perder um segundo na resposta é o mesmo que perder venda para concorrência, além de queimar a empresa para o ano seguinte.
- Estoque: Com a Meta de vender mais, até para compensar a baixa de vendas que é começo de ano, é preciso alinhar a quantidade de estoque, e isso precisa ser feito em relacionamento com os fornecedores, para garantir o estoque de forma atencipada para conseguir atender a demanda e atingir a meta (o total de vendas passa muito pela quantidade de estoque que se tem e acerto nos produtos, já pensando na época de dezembro) - Materiais de Divulgação: É preciso definir as estratégias de forma antecipada, pois precisam planejar todo o material de divulgação, banners para o site, posts para as redes sociais, embalagem diferenciada caso queiram, vídeos, materiais para os anúncios, produtos, fotos etc etc... Se deixar em cima vai ser uma loucura pra vocês e afetará no resultado.
- Distribuição da verba de tráfego: É preciso alinhar o quanto querem faturar, para podermos fazer uma distribuição no investimento do tráfego ou até mesmo em outras ferramentas que não estão sendo utilizadas. Precisamos explorar e investir de forma certeira os últimos 3 meses do ano: Exemplo: Se você pretende investir R$50.000,00 em Outubro, Novembro e Dezembro, não dividi em partes iguais, e sim explorando o melhor de cada mês, sendo Novembro o mês que mais deveria investir. Levando em consideração que as vendas online de Dezembro tem que ser melhor explorada até o dia 15/12 e depois ir equilibrando investimento para o final do mês que reduz a procura do online e aumenta a procura nas lojas físicas. Exemplo de Distribuição de Verba Estratégica: R$50.000,00 Outubro: R$12.000,00 | Novembro: R$22.000,00 | Dezembro: 16.000,00 Depois desse conteúdo de ouro, você não pode mais ficar perdido na sua Black Friday, e vou te contar um segredo: se você ainda não está se mexendo e planejando, já está atrasado. Não deixe a concorrência sair na frente, planeja e tenha uma Black Friday de sucesso. Conte com nossa ajuda para aplicar de forma correta suas ações de Marketing.
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